• Carregando...

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse hoje que as expectativas do Ocidente de que seu país reduza seu programa de mísseis são "estúpidas e idotas". O aiatolá também conclamou a Guarda Revolucionária do país a produzir mísseis em massa.

Os Estados Unidos mostram preocupação com o programa militar do Irã, temendo que os armamentos poderiam carregar ogivas nucleares. O Irã há tempos nega qualquer plano para desenvolver armamentos atômicos.

"Eles esperam que limitemos nosso programa de mísseis enquanto constantemente ameaçam o Irã com ações militares. Essa é, portanto, uma expectativa estúpida e idiotas", disse Khamenei, durante uma feira aeronáutica da Guarda Revolucionária, segundo a agência de notícias "Irna".

"Os guardas revolucionários deveriam levar adiante seu programa e não ficarem satisfeitos com seu nível atual. Eles devem produzir em massa. Esse é o principal dever de todos os militares", disse Khamenei.

O Irã, os Estados Unidos e mais alguns países fecharam um acordo em novembro, pelo qual a república islâmica se comprometeu a reduzir seu estoque de urânio em troca da suspensão das sanções econômicas, que incluem a liberação de mais de US$ 4 bilhões que estavam retidos no exterior.

O acerto tem prazo de seis meses e vence no fim de maio. As negociações serão retomadas nesta semana em Viena, com o objetivo de estabelecer um acordo definitivo.

Um relatório da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) divulgado mês passado apontou que o país reduziu suas reservas de urânio altamente enriquecido (que pode ser usado em armas) em 75%, dentro do previsto no plano acertado no ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]