Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no leste europeu

Lideranças de ocupação iniciam nesta semana referendos para anexação de áreas ucranianas pela Rússia

Militar russo em região ocupada em Donetsk, no leste da Ucrânia (Foto: EFE/EPA/YURI KOCHETKOV)

Ouça este conteúdo

Líderes de regiões controladas pela Rússia ou por separatistas apoiados pelo Kremlin no leste e sul da Ucrânia anunciaram nesta terça-feira (20) que os plebiscitos para que essas áreas sejam anexadas por Moscou devem começar nesta semana.

Segundo informações da agência Reuters, as votações serão realizadas entre sexta-feira (23) e o início da próxima semana nas regiões de Luhansk, Kherson, Zaporizhzhia e Donetsk.

Neste último oblast, onde separatistas já haviam declarado uma república independente em 2014 (assim como em Luhansk), o líder Denis Pushilin disse que a votação servirá para que a “população [local] que sofre há tanto tempo” possa “conquistar o direito de fazer parte do grande país que sempre considerou sua pátria”.

A proteção a russos étnicos em território ucraniano foi um dos argumentos utilizados por Vladimir Putin para justificar a invasão iniciada em fevereiro deste ano. Em 2014, a Rússia já havia anexado a Crimeia, por meio de um referendo marcado por acusações de fraude.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, escreveu no Twitter que “‘referendos’ falsos não mudarão nada”.

“Nem qualquer ‘mobilização’ híbrida. A Rússia tem sido e continua sendo um agressor que ocupa ilegalmente partes do território ucraniano. A Ucrânia tem todo o direito de libertar os seus territórios e continuará a libertá-los independentemente do que a Rússia tenha a dizer”, escreveu, fazendo referência às contraofensivas no leste e no sul do país.

Os Estados Unidos já informaram que não reconhecerão o resultado dessas consultas e afirmaram que sua realização indica o desespero do Kremlin pelas derrotas militares das últimas semanas.

“São uma afronta aos princípios de soberania e integridade territorial. Sabemos que [os referendos] serão manipulados e que a Rússia os utilizará como base para que esses territórios sejam anexados agora ou no futuro”, disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.