Alemanha, França e Grã-Bretanha estão preparando um rascunho de um projeto de resolução para enviar à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que pede que o Irã seja submetido ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) por causa do programa nuclear da República Islâmica.

CARREGANDO :)

- Começamos a rascunhar o projeto de resolução. É curto e pede que ElBaradei (chefe da AIEA) reporte o caso do Irã ao Conselho de Segurança - disse um diplomata sob condição de anonimato.

As três maiores potências da União Européia (UE) e os EUA suspeitam de que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares sob a máscara de um programa supostamente com fins pacíficos. Teerã nega a acusação e diz que não abre mão do que considera seu direito de se desenvolver pacificamente no setor.

Publicidade

Em nome da UE, o trio disse aos demais participantes - China, Rússia e EUA - de uma reunião de emergência que acontece nesta segunda-feira em Londres planeja pedir a convocação de uma reunião de emergência da AIEA entre 2 e 3 de fevereiro para discutir a crise.

O chefe da política externa do bloco europeu, Javier Solana, disse estar confiante em que China e Rússia apóiem a busca da UE de levar o caso iraniano ao Conselho de Segurança.

Veja também
  • Presidente iraniano visita Síria esta semana sob pressão da ONU
  • Irã se recusa a desistir de programa atômico
  • Irã diz que dará um fim à cooperação com a ONU se for denunciado