Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Líderes dos EUA se calam sobre armas

Parentes de vítimas visitam memorial em frente de cinema onde atirador matou 12 pessoas | Kevork Djansezian/Getty Images/AFP
Parentes de vítimas visitam memorial em frente de cinema onde atirador matou 12 pessoas (Foto: Kevork Djansezian/Getty Images/AFP)

O deputado democrata Ed­­ Perl­­mutter, representan­­te de Aurora (Colorado) no­­­­­­­­ Con­­­­­­gresso dos Estados Uni­­­­­­­­­­­dos, pediu ontem aos ­­ con­­gres­sistas norte-ame­­ri­­ca­­­­­­nos­­ que restaurem uma proi­­­­­­bição federal da venda­­ de­ fuzis de assalto, em um mo­­mento no qual a polícia­­ investiga o ata­­que de um atirador em um cinema nos­­­­ arredores de Denver no­­­­ qual 12 pessoas foram mor­­tas e 49 ficaram fe­­ri­­das.­­ "Precisamos fazer alguma coisa", disse ele.

No entanto, Perlmutter faz parte de um grupo reduzido de políticos norte-­americanos a exigir uma resposta legislativa ao mas­­sa­­cre no qual o suspei­­to Ja­­­­mes Hol­­mes recorreu a­­ um­­ arsenal de armas com­­pradas­­ legalmente para abrir­­­­ fogo­­ dentro de um ci­­ne­­­­ma lotado na estreia do fil­­­me Bat­­man - O Cavaleiro das­­ Trevas Ressurge.

Nem o presidente Barack Obama nem seu virtual oponente nas eleições de novembro, Mitt Romney, mencionaram em algum momento o fato de o acesso fácil a munições e armas de fogo ter sido determinante para o massacre ocorrido na madrugada de quinta para sexta-feira.

Diversos políticos democratas evitaram fazer declarações sobre a possibilidade de se restringir o acesso a armas e pelo menos um republicano alegou que mais vidas poderiam ter sido salvas se alguém mais estivesse armado e participasse do tiroteio dentro do cinema.

Visita

No fim da tarde de ontem, Obama desembarcou em Aurora para reunir-se com familiares das vítimas da chacina. Logo após o massacre, o presidente decretou cinco dias de luto no país e cancelou a agenda de campanha eleitoral.

Mais cedo ontem, a polícia de Au­­rora informou que o homem suspeito de ser o autor do massacre é mantido em confinamento solitário "para sua própria segurança". James Holmes, 24 anos, foi preso pouco depois do ataque contra a plateia em uma sala de cinema em Aurora, nos arredores de Denver.

A imprensa norte-americana noticiou que Holmes tentou se associar a um clube de tiro na cidade de Byers, em 25 de junho, mas não chegou a ser aceito.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.