Líderes da União Européia estão perto de fechar um acordo na sexta-feira que estipulará uma meta continental para fontes de energia renovável como parte de uma ambiciosa estratégia para combater as mudanças climáticas.
A chanceler alemã Angela Merkel disse que os 27 líderes se comprometeram a cortar as emissões totais de gases de efeito estufa da Europa em 20 por cento até 2020, além de conclamar nações industrializadas e em desenvolvimento a se juntar à União Européia em cortes ainda mais profundos.
``Isso nos colocará na posição de mostrar à comunidade internacional que a Europa está desempenhando um papel pioneiro'', disse Merkel, que detém a presidência rotatória da UE, a uma coletiva de imprensa após o primeiro dia do encontro de cúpula da UE.
O primeiro-ministro sueco Fredrik Reinfeldt disse que os líderes haviam concordado em estipular uma meta para fontes de energia renovável, como a eólica, a solar e a hidroelétrica, e dividir os encargos entre seus membros depois.
Merkel, no entanto, foi cautelosa, dizendo manter-se esperançosa quanto a um compromisso, mas que mais negociações seriam necessárias.
Deixe sua opinião