Os países da Liga Árabe deram hoje o sinal verde para que os palestinos engajem-se em negociações indiretas de paz com Israel durante um período de quatro meses.
A decisão, tomada neste sábado por ministros das Relações Exteriores dos países da Liga Árabe reunidos no Cairo, aparentemente abre o caminho para o início de um processo de paz mediado pelos Estados Unidos, há muito estagnado.
Uma primeira tentativa de realização de negociações de paz indiretas fracassou no mês passado, quando Israel anunciou um novo projeto habitacional em Jerusalém Oriental, área reivindicada pelos palestinos como capital de um futuro Estado independente e soberano. A decisão israelense foi duramente criticada pelos Estados Unidos e levou ao mais grave desentendimento entre Washington e Tel-Aviv em décadas.
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas, declarou esta semana que desejava voltar a negociar. Ontem, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmou que o processo de paz voltaria aos trilhos na próxima semana.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião