A Liga Árabe e o Egito declararam apoio aos rebeldes da Líbia nesta segunda-feira, depois que os defensores do regime de Muamar Kadafi foram obrigados a se abrigar em poucas bases restantes na capital Trípoli.
"O chefe da Liga Árabe, Nabil Elaraby, oferece sua total solidariedade aos esforços em andamento sob a liderança do Conselho Nacional de Transição", disse a Liga, sediada no Cairo, em comunicado.
Essa foi a primeira vez que a organização reconheceu formalmente o conselho rebelde. O Egito também disse que apoia a nova liderança líbia.
"O Egito reconheceu o novo sistema da Líbia e seu líder legítimo representado pelo Conselho Nacional de Transição da Líbia", disse o chanceler Mohamed Kamel Amr em comunicado.
Amr disse que as premissas do representante permanente líbio na Liga Árabe agora serão entregues ao conselho rebelde.
A Liga Árabe suspendeu a Líbia depois que forças leais a Kadafi iniciaram uma repressão contra os rebeldes que iniciaram manifestações contra o regime em fevereiro.
Posteriormente, a Liga apoiou a implantação de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia imposta por potências ocidentais, uma medida histórica levando em conta a oposição árabe à invasão do Iraque em 2003 liderada pelos EUA.