• Carregando...
Reforço policial no Emirates Stadium do Arsenal antes das quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA
Reforço policial no Emirates Stadium do Arsenal antes das quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA| Foto: EFE/EPA/ANDY RAIN

Espanha e França anunciaram que vão reforçar a segurança interna após receberem ameaças terroristas de canais de propaganda vinculados ao Estado Islâmico, principalmente por meio da fundação Al-Azaim, que prometeram executar pessoas durante os jogos das quartas de final da Liga dos Campeões, uma competição anual que ocorre no continente europeu e reúne milhares de torcedores nos estádios.

Em uma das ameaças, um homem de rosto coberto e com uma arma automática na mão aparece em um imagem, seguida do nome dos estádios onde serão disputados os jogos nesta semana e a frase "matem todos eles", em inglês. As partidas esportivas estão marcadas para acontecer em Londres, Paris e Madrid.

Logo após tomarem conhecimento dos episódios, as autoridades espanholas e francesas divulgaram a criação de fortes esquemas de segurança. Na Espanha, o governo elevou o nível de alerta antiterrorismo de 4 para 5 e prometeu espalhar dispositivos de segurança por Madrid para prevenir possíveis ataques.

"Para prevenir a ameaça terrorista, as forças de segurança do Estado ativaram todos os seus sistemas de alerta preventivo e proteção, bem como os seus mecanismos de defesa", afirmou o Ministério do Interior.

A França também está no nível máximo de alerta desde o atentado de Moscou, em março. Segundo o ministro do Interior francês, Gerald Damarnin, o reforço na segurança é uma resposta à “ameaça”. Apesar das ameaças, os países mantiveram os jogos.

O conselheiro de contraterrorismo que lidera a segurança dos estádios pela Polícia Metropolitana de Londres, Richard Barnes, também afirmou à emissora CBS que estava investigando as ameaças antes do jogo. Segundo ele, esse tipo de ação terrorista não é uma tática nova usada pelos grupos terroristas e é feita para "causar alarme”.

A UEFA, órgão que administra a competição da Liga dos Campeões, também comunicou que teve conhecimento dos fatos e está trabalhando com as autoridades competentes para garantir a egurança dos torcedores. “Todos os jogos estão planejados para acontecer conforme programado, com medidas de segurança apropriadas em vigor”, diz a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]