Três brasileiros constam da mais nova lista das cem pessoas mais influentes do mundo, feita anualmente pela revista americana Time: a presidente Dilma Rousseff (que já aparecia na edição de 2011), o bilionário Eike Batista e a nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.
A lista é reconhecida tanto por seu caráter eclético quanto por sua repercussão global. Entre os escolhidos deste ano, por exemplo, estão o ídolo do basquete americano Jeremy Lin, a atriz Viola Davis, a cantora Rihanna, o presidente americano Barack Obama e o cartunista político sírio Ali Ferzat.
Na edição anterior dessa lista, a presidente Dilma era a única brasileira mencionada. Em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva mereceu uma menção, junto com o ex-prefeito de Curitiba e arquiteto Jaime Lerner.
Trio influente
Veja trechos dos textos de apresentação dos brasileiros publicados na revista Time.
Dilma Rousseff, presidente do Brasil
"Hoje, com a liderança de Dilma Rousseff, vemos um Brasil convencido de que seu interesse nacional está absolutamente interligado aos interesses de seus vizinhos."
Cristina Kirchner, presidente da Argentina.
Eike Batista, empresário
"Em 2009, Eike reforçou nossa oferta de sucesso para recebermos a Olimpíada de 2016, e, desde então, ele tem sido nosso parceiro em projetos municipais."
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
Maria das Graças Silva Foster, presidente da Petrobras
"Foster, 58 anos, passou o começo de sua infância numa favela no Rio de Janeiro, coletando latinhas recicláveis para ajudar a pagar por sua educação."
Bryan Walsh, editor sênior da revista Time.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode