A rede CBS de TV vai apresentar no próximo domingo, no programa "60 Minutes", reportagem sobre a lista secreta usada na triagem de passageiros em aeroportos de modo a evitar a entrada de terroristas nos Estados Unidos. Na lista estão nomes de pessoas que provavelmente não ameaçam a segurança americana - ela vai do presidente da Bolívia, Evo Morales, a Saddam Hussein, que está preso, passando pelos nomes de 14 dos 19 terroristas que atacaram os Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, que estão mortos.

CARREGANDO :)

A reportagem ouviu um ex-agente do FBI, Jack Cloonan, que afirma que a lista - contendo 44 mil nomes - não é útil. Provavelmente, ela é resultado do cruzamento de bancos de dados em estado bruto, na opinião do ex-agente, que trabalhou na força-tarefa montada para ir atrás da Al-Qaeda no país. As autoridades queriam ter a certeza de que a lista seria o mais completa possível.

Porém nomes importantes não estão nela, como os do grupo de britânicos acusados de tramar explosões em aviões em pleno ar, usando explosivos líquidos.

Publicidade

Outro problema é a inclusão de nomes muito comuns, diz a reportagem, como Gary Smith, John Williams e Roberto Johnson. O repórter do programa entrevistou 12 homens chamados Robert Johnson. Todos disseram que são detidos brevemente nos aeroportos americanos a cada vôo que tentam fazer.