Depois de incontáveis biografias de Stalin, um novo livro dá voz a milhões de russos comuns que sofreram em silêncio sob o reinado de terror imposto pelo ditador.

CARREGANDO :)

"The Whisperers: Private Life in Stalin's Russia" (Os cochichadores - A vida privada na Rússia de Stalin), do premiado historiador Orlando Figes, é baseado em centenas de entrevistas com sobreviventes da era de Josef Stalin, e seus relatos ainda têm o poder de chocar o leitor.

Um garoto assassinado passa a ser cultuado pela propaganda oficial, endeusado na imprensa por ter denunciado seu pai à polícia. Vizinhos traem seus vizinhos, a coragem é castigada, a covardia é recompensada, e inocentes são executados.

Publicidade

O sofrimento humano durante a era de Stalin não é novidade. O ponto forte de "The Whisperers" está nos depoimentos pessoais -os relatos pessoais por trás das estatísticas espantosas de prisões e mortes.

Historiador respeitado, visto como autoridade no que diz respeito à Rússia, Figes disse que seu livro é único na medida em que explora o impacto emocional da liderança de Stalin.

Dez anos atrás, as pessoas ainda hesitavam em falar desse assunto. Dentro de dez anos, muitas pessoas que viveram nessa época de traição, paranóia e medo já estarão mortas.

"Nunca houve um livro como esse e nunca haverá outro como ele", disse Figes em entrevista.

"Aproveitamos a oportunidade de uma janela estreita no tempo para recolher depoimentos orais e escritos sobre como as pessoas realmente viviam, como as famílias funcionavam sob stress e como as pessoas conviviam com o compromisso moral."

Publicidade

Figes passou mais de quatro anos trabalhando com equipes da Sociedade Memorial, criada na União Soviética para lembrar as vítimas da repressão. As equipes entrevistaram famílias em todo o país e corroboraram seus relatos com documentação.