O livro escrito por um dos integrantes do grupo de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos (Seals) que no ano passado matou Osama bin Laden será lançado na próxima terça-feira (4), uma semana antes da data prevista inicialmente, justamente 11 de setembro.
Segundo informou nesta quarta-feira (29) a editora Penguin, a venda do livro será antecipada em uma semana devido à grande controvérsia provocada pelo anúncio de sua publicação, o que alguns consideram que pode pôr em risco a segurança do país.
O autor de "Não Há Dia Fácil: Um líder da Tropa de Elite Americana Conta Como Mataram Osama Bin Laden" quis manter anonimato, assinando com o pseudônimo Mark Owen.
No entanto, a cadeia Fox o identificou como Matt Bissonnette, de 36 anos e membro do comando de operações especiais Navy Seals que participou da operação na cidade paquistanesa de Abbottabad.
O Pentágono já tem uma cópia e "a estamos vendo", segundo indicou hoje à Agência Efe o seu porta-voz, George Little, que não entrou em detalhes sobre possíveis consequências legais contra o militar, já aposentado.
O livro, cuja publicação foi anunciada nesta semana, foi uma surpresa tanto para a Casa Branca como para o Pentágono, que, segundo indicaram, não foram consultados.
"O autor não buscou nem apoio, nem aprovação da Marinha para este livro", assinalou o porta-voz do chefe da Marinha, o contra-almirante John Kirby.
Além desta histórica operação, o ex-militar inclui histórias de sua vida, como sua infância no Alasca, seu duro treinamento para fazer parte dos Navy Seals e os 13 combates dos quais participou após os atentados de 11 de setembro de 2001 até sua aposentadoria, no ano passado.
O livro será lançado com uma tiragem inicial de 300 mil exemplares.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião