O corpo da prefeita da cidade de Tlacojalpan, no estado mexicano de Veracruz, foi encontrado nesta quinta-feira (28) no distrito vizinho de Oaxaca, informó la fiscalía local.
Marisol Mora Cuevas havia sido sequestrada por um grupo armado no domingo passado.
A informação foi divulgada pela Procuradoria (Ministério Público) de Veracruz, um dos estados do México mais afetados pela violência do crime organizado.
Segundo informações da Procuradoria de Oaxaca, o corpo foi localizado em uma estrada a cerca de dois quilômetros de Loma Bonita e apresentava "sinais de violência extrema, além de estar com os pés e mãos atados e em estado de putrefação".
A prefeita de Tlacojalpan, uma pequena comunidade de cerca de 5.000 habitantes, pertencia ao Partido Ação Nacional (PAN, governo federal) e foi sequestrada algumas horas depois de ter participado de um ato político da candidata presidencial do PAN, Josefina Vázquez Mota.
Segundo as autoridades, um grupo de homens armados e encapuzados invadiu a casa de Mora na noite de domingo, quando ela descansava junto com familiares, entre eles seus filhos, levando a prefeita.
Veracruz é um dos distritos mais atingidos pela violência ligada ao tráfico de drogas no México, que deixou mais de 50.000 mortos desde dezembro de 2006.
O município de Tlacojalpan registra um alto índice de sequestros e crimes em geral.
Com a morte de Mora, o número de prefeitos mexicanos assassinados desde 2010 chega a 21, a maioria deles em crimes com características de execuções do crime organizado.
No próximo domingo, o México realiza eleições gerais, incluindo a eleição presidencial a votação para presidente.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas