Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Independência

Londres avalia a antecipação de referendo escocês

Aposta do premiê Cameron é de que escoceses optem pelo “não” | Glenn Copus/AFP
Aposta do premiê Cameron é de que escoceses optem pelo “não” (Foto: Glenn Copus/AFP)

O governo britânico discutiu ontem uma proposta para oferecer à Escócia um referendo sobre a independência antes do que imaginavam os nacionalistas, uma aposta arriscada com a qual espera obter a vitória do "não", mas que também pode se voltar contra Londres.

Segundo a imprensa britânica, o primeiro-ministro David Ca­­meron estuda apresentar ao presidente do governo semiautônomo escocês, o nacionalista Alex Sal­­mond, a proposta de uma consulta, prometida pelo escocês após a vitória eleitoral em 2011, desde que aconteça em um prazo de 18 meses, que se limite a uma pergunta com resposta "sim" ou "não" e que o resultado seja vinculante.

Um porta-voz de Downing Street confirmou que o ministro das Finanças, George Os­­borne, apresentaria ontem a proposta do governo no conselho de ministros, mas se ne­­gou a comentar os detalhes de um projeto que deve ser apresentado nos próximos dias ao Par­­lamento.

Cameron, que afirma estar disposto a defender "com unhas e dentes" a integridade do Rei­­no Unido, anunciou no fim de semana a determinação de re­­solver de maneira rápida a questão da independência, mo­­tivado pelo impacto negativo que, segundo ele, a incerteza provoca sobre a economia es­­cocesa e os escoceses.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.