De acordo com o senador republicano Marco Rubio, a prefeita eleita é “potencialmente a mais alta simpatizante de Castro na história do governo dos EUA”| Foto: Reprodução/ Twitter
Ouça este conteúdo

A democrata Karen Bass venceu o democrata moderado Rick Caruso, que estava registrado no Partido Republicano até 2019, para a prefeitura de Los Angeles, California, nos Estados Unidos, tornando-se a primeira mulher a liderar a segunda maior cidade do país.

CARREGANDO :)

"O povo de Los Angeles enviou uma mensagem clara: é hora de uma mudança e é hora de urgência", disse Bass em um comunicado.

De acordo com o senador republicano Marco Rubio, a prefeita eleita é “potencialmente a simpatizante de (Fidel) Castro com o cargo mais alto na história do governo dos Estados Unidos”. Após a morte do líder cubano em 2016, Bass publicou nas redes sociais que “o falecimento do Comandante en Jefe é uma grande perda para o povo de Cuba”.

Publicidade

Mesmo assim, ela foi apoiada por quase todos os principais nomes democratas do país, com exceção do governador da Califórnia, Gavin Newsom, que dizia considerar os dois candidatos “amigos”. Bass sucede o também democrata Eric Garcetti no comando da cidade.

Los Angeles apresenta uma série de problemas urbanos: uma crescente população de famílias sem-teto e um colapso na segurança pública. O crime violento aumentou 11% desde o final de 2020 e 82% dos eleitores no condado disseram ao Instituto de Políticas Públicas da Califórnia que a falta de moradia era um grande problema da região.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]