Um norte-americano pode se tornar um bilionário da noite para o dia nesta quarta-feira (13). É que a Powerball, uma das loterias mais populares no país, sorteia seu maior premio da história: US$ 1,5 bilhão (equivalente a R$ 6 bilhões).
E este valor astronômico ainda pode subir, já que ele varia de acordo com a arrecadação obtida com os apostadores.
A Powerball tem um funcionamento diferente da brasileira Mega-Sena, por exemplo. Os jogadores escolhem cinco números entre 1 e 69, que são sorteados em bolas brancas. Um sexto e último número, de 1 a 26, deve ser escolhido pelo jogador. Este aparece em uma bolinha vermelha -- a powerball (“bola poderosa”) .
A retirada do prêmio também é diferente. Por lá, o ganhador pode escolher sacar tudo de uma vez (mas aí perde 40% do valor) ou ter depósitos em sua conta pelos próximos 30 anos, até se esgotar o valor.
Segundo estatísticos, a chance de ganhar na Powerball é de uma em 292 milhões -- um relação que leva os matemáticos norte-americanos à loucura. Segundo alguns, é mais fácil ser atingido por um asteroide do que ganhar o prêmio. Outros apontam que um norte-americano está 25 vezes mais propenso a se tornar presidente do país do que a faturar a bolada.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”