O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou a Colômbia e o mandatário do país, Gustavo Petro, neste sábado (10), pelo passo “fundamental” na construção da paz após o acordo com a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN).
“Parabenizo a Colômbia, em particular o presidente Gustavo Petro pelo acordo de cessar-fogo com o ELN. Um passo fundamental na construção da paz para os povos latino-americanos e uma reafirmação da vocação de paz da América do Sul”, disse.
O presidente complementou assim a mensagem do governo brasileiro que, por meio do Ministério das Relações Exteriores, expressou sua “satisfação” com o cessar-fogo “nacional”, “bilateral” e “temporário” acordado na sexta (9) pelas autoridades colombianas e o ELN.
O cessar-fogo terá início em 3 de agosto e uma duração inicial de 180 dias, como resultado da terceira rodada de negociações entre as duas partes, realizada entre 2 e 9 de maio em Havana, em Cuba.
O cessar-fogo de 180 dias, o mais longo até agora acordado entre o governo e o ELN, foi assinado neste sábado (10), em Havana, em cerimônia em que participaram o presidente Petro e o primeiro comandante do ELN, Eliécer Herlinto Chamorro, conhecido como “Antonio García”.
As partes acordaram igualmente que as Nações Unidas e a Igreja Católica controlarão o cumprimento do cessar-fogo através de reuniões de acompanhamento de dois em dois meses.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Ministros do STF fazem piada sobre vitória de Donald Trump; assista ao Entrelinhas
Com imigração em foco, Trump começa a projetar primeiros decretos como presidente dos EUA
Slogans x resultados: a maior vitória de todas é a de Trump
Deixe sua opinião