O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou a saída da Colômbia da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), segundo o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.
O governo do colombiano Álvaro Uribe tem sido criticado pelos países vizinhos por um acordo militar com os Estados Unidos, que prevê o uso bases militares da Colômbia por tropas norte-americanas. Os colombianos alegam que a presença dos militares em seu território tem como propósito combater o narcotráfico.
Embora admita que o assunto é delicado e provoca rivalidade, Lula está certo de que haverá consenso dentro da Unasul. Segundo o porta-voz, a orientação do presidente é que o governo continue dialogando com os vizinhos para a busca de um acerto.
O presidente tem a confiança de que a parte colombiana continuará engajada nesse diálogo. Apesar das declarações que têm sido feitas, a Colômbia não sairá da Unasul, disse Baumbach.
No último dia 15, os ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, e Nelson Jobim, da Defesa, participaram, em Quito, no Equador, de reunião extraordinária da Unasul para discutir o uso das bases militares colombianas. O encontro foi convocado durante a reunião de cúpula do órgão, no dia 28 de agosto, em Bariloche, na Argentina.