O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no início da tarde com o presidente da Costa Rica, Oscar Arias, na sede da Presidência da República do país da América Central, em San José. Em comunicado conjunto divulgado nesta quarta, eles manifestaram apoio ao governo constitucional da Guatemala em seu dever de preservar a institucionalidade democrática e a vigência do Estado de Direito.
Os dois presidentes se referiam aos problemas que estão sendo enfrentados pelo presidente da Guatemala, Álvaro Colom, que está sendo acusado, por meio de um vídeo divulgado na internet, de ter responsabilidade na morte do advogado Rodrigo Rosemberg. Nest terça-feira, em entrevista, Lula disse que o apoio que deu durante sua visita foi à democracia do País e que as relações são entre países e não pessoas.
Ao chegar para o encontro, Lula elogiou Arias dizendo que ele preside uma nação cujas realizações nos campos sociais e econômicos são uma referencia para o continente que busca o desenvolvimento sustentável e um ambiente de fortalecimento democrático e respeito aos direitos humanos. Arias, por sua vez, agradeceu, no comunicado, a capacitação prestada a profissionais costarriquenhos em matéria de biocombustíveis, especificamente a partir da experiência do Brasil com o etanol. Ele insistiu na importância de iniciativas relacionadas com a gestão e eficiência nos campos ambiental e energético.
Os dois presidentes se comprometeram a aprofundar, durante a presidência pro tempore da Costa Rica no Sistema de Integração Centro Americano (Sica) no segundo semestre 2009, as relações políticas, econômicas e comerciais e de cooperação entre Mercosul e Sica, com o objetivo de equilíbrio comercial.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião