Lula garantiu neste sábado (9) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não será preso se vier ao Brasil em 2024 para a próxima edição da cúpula do G20. Em entrevista à jornalista Palki Sharma, veiculada nesta tarde pelo canal indiano Firstpost, o petista argumentou que a independência brasileira não pode ser desrespeitada por outros países e que, portanto, o mandatário russo pode vir “tranquilamente” para o país.
"Ele será convidado, porque no ano que vem terá o Brics na Rússia, antes do G20 no Brasil. E eu vou", disse Lula. "No Brasil a gente gosta de música, de Carnaval, de futebol, mas a gente gosta de paz e gosta de tratar as pessoas bem. Então, eu acho que o Putin pode vir tranquilamente para o Brasil. Eu posso dizer que se eu for presidente do Brasil, não há por que ele ser preso", afirmou.
Putin não tem comparecido a eventos internacionais, como a cúpula do G20 realizada neste fim de semana em Nova Déli, capital da Índia, depois que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um pedido de prisão internacional contra ele, por crimes de guerra.
A partir de dezembro, a presidência do grupo – que reúne 19 países e a União Europeia – fica a cargo do Brasil, que também sediará o próximo encontro da cúpula, realizado anualmente.