O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Letícia, iniciaram neste sábado (15) a estada na Espanha buscar com uma visita à cidade imperial de Toledo, Patrimônio da Humanidade.
Lula chegou à Espanha na tarde desta sexta-feira (14), vindo da Noruega, e foi recebido pelo príncipe Felipe, herdeiro da coroa espanhola.
Passeio por Toledo
O casal Lula chegou a Toledo às 6h15 de Brasília, a bordo do trem de alta velocidade AVE procedente de Madri. Eles foram recebidos na estação pelo presidente da região de Castela-La Mancha, José María Barreda, e pelo prefeito da cidade, Emiliano García-Page.
Barreda presenteou Lula com um livro sobre a Porta de Toledo, e García-Page ofereceu o "Livro dos Privilégios" da cidade, que lista seus lugares mais significativos.
Após as saudações protocolares, Lula e sua comitiva foram à Praça do Conde, onde fica o Palácio de Fuensalida, a sede do Executivo de Castela-La Mancha, atualmente em obras de reforma, e caminharam até a catedral.
Lula e Marisa caminharam pelas ruas de Toledo e foram reconhecidos por vários turistas, que chamavam o líder brasileiro pelo nome ou por "presidente".
Reunião com investidores
Na segunda-feira (17), o presidente terá um café da manhã com investidores e patronos da Fundação Cultural Hispano-Brasileira, participará da abertura do seminário "Perspectivas da Economia Brasileira: Infra-estrutura e Biocombustíveis".
No mesmo dia, terá uma reunião com Zapatero e será homenageado em um almoço pelo Rei Juan Carlos I, no Palácio da Zarzuela. Ao final do dia, o presidente embarca de volta para o Brasil, devendo desembarcar na Base Aérea de Brasília na madrugada da terça (18).