O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter uma reunião neste sábado (7) com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, antes da cerimônia de posse da autoridade colombiana. De acordo com interlocutores de Lula, o presidente aproveitará o encontro para entregar uma mensagem por escrito do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Na carta, Chávez teria indicado o desejo de negociar a paz entre venezuelanos e colombianos, encerrando o desentendimento entre os países.
Chávez não irá à cerimônia de posse de Santos, marcada para as 15 horas em Bogotá (17 horas em Brasília), mas enviou o chanceler venezuelano Nicolás Maduro para representá-lo. Depois de uma reunião a portas fechadas com Lula ontem, Chávez disse estar "muito otimista" em relação à mediação da crise com Bogotá, desde que o embaixador colombiano denunciou a suposta presença de 1,5 mil guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército da Libertação Nacional (ELN) em território venezuelano.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, também tem uma reunião com autoridades colombianas para buscar um acordo de modo a impedir o agravamento da crise entre Venezuela e Colômbia. O encontro é com a chanceler daquele país, Angela Maria Holguin.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião