• Carregando...
Daniel Scioli, Cristina Kirchner e Lula durante ato da campanha do candidato governista | Enrique Marcarian/REUTERS/
Daniel Scioli, Cristina Kirchner e Lula durante ato da campanha do candidato governista| Foto: Enrique Marcarian/REUTERS/

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ratificou seu apoio ao candidato governista à Presidência da Argentina, Daniel Scioli, participando ao lado dele de um ato de campanha nesta quarta-feira (9) antes das eleições marcadas para outubro.

Scioli, um peronista que se mostra como uma continuidade dos 12 anos de governo centro-esquerdista do falecido ex-presidente Néstor Kirchner e de sua mulher, a atual presidente Cristina Kirchner, lidera com folga nas pesquisas de intenção de voto.

Alguns levantamentos, no entanto, mostram que ele teria de disputar um segundo turno com o oposicionista de centro-direita Mauricio Macri e a vitória nesta segunda rodada de votação não é garantida. Por isso o apoio de líderes políticos como Lula é bastante bem-vindo para o governista.

“Espero, Cristina, que o projeto que começou a construir em 2003 possa ser concluído, elegendo outra vez o projeto que mudou a história da Argentina”, disse Lula em discurso nos subúrbios de Buenos Aires, durante cerimônia de inauguração de uma unidade médica batizada com o nome do ex-presidente brasileiro.

Scioli conta com o apoio de Cristina, que lhe garantiu um amplo volume de votos assim como lhe tirou alguns apoios, devido à rejeição a seu governo principalmente nos setores altos e médios da sociedade.

Nas eleições primárias obrigatórias, realizadas em julho, Scioli ficou em primeiro com 40% dos votos e uma diferença de cerca de 10 pontos percentuais ante o segundo colocado, o Cambiemos, que elegeu Macri como candidato.

A última pesquisa divulgada, realizada pela consultoria Management & Fit, mostra que Scioli tem uma intenção de voto de 36,7%, contra 29,2% de Macri e 17,1% do peronista de oposição Sergio Massa.

Para evitar um segundo turno, os candidatos precisam conseguir 45% dos votos, ou 40% desde que tenham 10 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]