O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira (9) em Maputo, capital de Moçambique, de aula inaugural de cursos de ensino à distância oferecidos pelo Instituto Nacional de Educação à Distância (INED). A iniciativa tem consultoria do Ministério da Educação do Brasil.

CARREGANDO :)

"Nenhum tema é tão capaz de unir e transformar um país quanto a educação. É por isso que o dia de hoje se reveste de grande significado para Moçambique e o Brasil. Estamos dando um passo vigoroso para a cooperação entre nossos países, cujo alcance talvez não possamos hoje sequer imaginar com precisão", disse Lula.

A aula inaugural proferida por Lula foi dividida em duas partes. Na primeira, ele leu um discurso avanços no setor educacional brasileiro. Na segunda, o presidente falou também sobre perspectivas para o país africano. A exposição foi acompanhada por estudantes em três pontos da região metropolitana de Maputo.Investimento

Publicidade

De acordo com o Planalto, o governo brasileiro investirá cerca de US$ 32 milhões em um período de nove anos em pólos moçambicanos da Universidade Aberta do Brasil. Na primeira etapa, serão formados 7,2 mil professores.

Ainda nesta terça, a agenda do presidente prevê encontro com empresários brasileiros e reunião bilateral com o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, no Palácio da Ponta Vermelha.