O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instou hoje o presidente dos EUA, George W. Bush, a tomar "decisões políticas, sejam quais forem", para que as negociações da rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio, sejam concluídas com sucesso.
Os dois presidentes reuniram-se durante 20 minutos, paralelamente à cúpula do G8, que se encerra hoje, em São Petersburgo, na Rússia. Eles dedicaram a maior parte do encontro ao comércio internacional e a energias renováveis. Lula e Bush expressaram seu compromisso com o êxito das negociações.
- Estou convencido de que agora é o momento em que nos compete tomar decisões políticas, sejam quais forem - disse Lula. - Não podemos continuar deixando nas mãos dos nossos negociadores. Eles fizeram um grande trabalho, mas tenho a impressão não têm nenhuma carta escondida na manga. Somos nós que temos que sacar essas cartas. Por isso, é muito importante que o G8 aborde este assunto.
Bush, por sua vez, ressaltou que, para que a rodada de Doha tenha êxito, os Estados Unidos e o Brasil têm que discutir estratégias comuns.
Os países do G5 (Brasil, México, Índia, África do Sul e China), representantes de nações em desenvolvimento de todo o mundo, pediram hoje ao G8 a conclusão da rodada de Doha antes do fim do ano.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast