Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Programa nuclear

Lula pede que Irã respeite decisões de fóruns multilaterais

LONDRES - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quinta-feira, em entrevista coletiva ao lado do premier britânico, Tony Blair, que o Irã respeite as resoluções dos organismos internacionais em relação ao seu programa nuclear.

- Em relação ao Irã, o Brasil tem uma posição muito clara. Primeiro, o Brasil defende que as pessoas possam utilizar a energia nuclear para fins pacíficos. Depois, o Brasil defende que o Irã, como o Brasil, está comprometido com a decisões determinadas pelas instituições multilaterais. Isso vale para o Irã, para o Brasil, para o Reino Unido. Todos nós temos que estar subordinados aos fóruns que democraticamente tomam decisões políticas sobre a questão da energia nuclear - comentou Lula.

Nesta quinta-feira, os cinco países com direito a veto no Conselho de Segurança da ONU - EUA, Grã-Bretanha, França, Rússia e China - iniciaram as conversações sobre o polêmico programa nuclear iraniano, depois que um relatório formal foi entregue pelo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei. Os EUA e a União Européia pressionam por sanções. Rússia e China resistindo, argumentando que um Irã isolado seria mais perigoso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.