O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu nesta quarta (1º) ajudar a África a fazer uma "revolução verde" na agricultura, na abertura de uma cúpula continental africana na Líbia. "Eu reitero a promessa do meu governo de ajudar a África a realizar a sua própria 'revolução verde'", disse, acrescentando que o Brasil mostrou que pequenos agricultores podem aumentar a produtividade, assim como grandes agricultores. "A experiência do Brasil mostra que a produtividade entre pequenos fazendeiros e a produção sustentável de alimentos são essenciais para erradicar a fome.

CARREGANDO :)

Lula, convidado a discursar na abertura do encontro, cujo objetivo é ajudar os fazendeiros da África, disse que a cooperação "sul-sul" entre países em desenvolvimento era "como uma força de ataque contra as distorções e iniquidades que persistem na ordem mundial". Ele também pediu um foco maior na produção de biocombustíveis, ressaltando o sucesso do Brasil com o etanol, feito a partir da cana-de-açúcar.

O líder líbio Muamar Kadafi, que é o anfitrião da cúpula na sua cidade natal de Sirte, disse que as ideias de Lula para os biocombustíveis são "interessantes, na medida em que não prejudiquem a produção de alimentos". Kadafi também aceitou, como representante da União Africana, um convite de Lula para organizar um encontro de ministros da agricultura de países africanos no Brasil.

Publicidade

Lula foi o convidado oficial do encontro. Dois outros convidados o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, cancelaram suas participações no encontro. As informações são da Dow Jones.