Depois de se reunir por mais de uma hora com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, o presidente nacional do PT, Tarso Genro, anunciou que o presidente Lula irá votar no segundo turno das eleições internas do partido, programadas para o dia 9 de outubro. Lula não participou da votação no primeiro turno.

CARREGANDO :)

- O presidente Lula me autorizou a dizer que ele estará votando no segundo turno das eleições do PT, mas obviamente não abriu o voto. Disse ao presidente que a ausência dele foi sentida e que a presença dele agora valorizaria e coroaria o processo. O comparecimento dos militantes mostrou que o PT está vivo e tem condições de se reestruturar - disse Tarso Genro, ao deixar o Planalto.

Tarso Genro disse que fez um relato ao presidente Lula das eleições do dia 18 e que não foi ao Planalto "cobrar" de Lula os motivos da sua ausência. O presidente do PT disse que seu candidato é Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário.

Publicidade

Tarso Genro disse ser "prematuro" confirmar agora quem irá disputar o segundo turno com Berzoini, que pela apuração feita até agora venceu o primeiro turno. Ele argumentou que a diferença entre Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, e Raul Pont, da Democracia Socialista, é pequena e que ainda faltam cerca de 11 mil votos para serem apurados. Mas Tarso Genro garantiu que a uma vitória da esquerda não causa preocupação ao Planalto.

- O presidente me disse que quer fazer uma programação de discussões com a Executiva do partido, com os partidos aliados. Porque é necessário que se faça um balanço político do governo com o PT e a base aliada - disse.