O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou proposta de emenda protecionistas incluída no pacote de estímulo econômico de US$ 887 bilhões do governo Barack Obama pela qual os Estados Unidos só poderiam utilizar ferro, aço e produtos manufaturados de origem americana nas obras financiadas por esses recursos. "Se isso (a inclusão da emenda) é verdade, é um equívoco. O protecionismo neste momento vai agravar a crise", disse Lula, em entrevista coletiva que deu há pouco nesta capital.
"É importante que os países ricos nunca se esqueçam de que foram eles que inventaram essa tal de globalização e essa história de que o comércio poderia fluir livremente pelo mundo na época em que estavam crescendo e queriam crescer", afirmou o presidente. Acrescentou que "não é justo" que, agora que os países ricos estão em crise, esqueçam o discurso do livre comércio e da globalização "e passem a ser protecionistas como eles nos acusavam."
Lula está em Belém participando das reuniões do Fórum Social Mundial. A previsão oficial é de que retorne a Brasília ainda na tarde desta sexta-feira (30).