Negociações com Coréia do Norte são suspensas
País evitou debater o acordo fechado em fevereiro para fechar seu principal reator nuclear até meados de abril.
Os Estados Unidos disseram na terça-feira que as autoridades de Macau já desbloquearam as contas norte-coreanas que estavam congeladas, e que por isso a Coréia do Norte precisa começar a fechar seus reatores nucleares. O prazo para isso acaba no sábado.
A Coréia do Norte insistia que só fecharia o reator, que produz plutônio adequado a ser usado em armas atômicas, quando os 25 milhões de dólares fossem liberados do Banco Delta Asia, em Macau. O dinheiro estava congelado desde 2005, devido a acusações norte-americanas de lavagem de dinheiro.
Segundo um acordo internacional fechado há dois meses para acabar com o programa nuclear da Coréia do Norte, o país tem até sábado para começar a fechar a usina nuclear de Yongbyon.
"O importante é que elas (as autoridades de Macau) desbloquearam as contas e os titulares podem - titulares autorizados podem - sacar os fundos", disse Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.
Um porta-voz do Banco Delta Asia disse que os titulares da conta estavam livres para fazer o que quisessem com o dinheiro.
"Vamos lidar com o dinheiro de acordo com os pedidos dos clientes", disse Joe Wong, porta-voz do Banco Delta Asia. "Se formos procurados por clientes que quiserem sacar o dinheiro, poderão fazer o que quiserem".
As negociações para o desarmamento foram atrapalhadas em março porque o dinheiro ainda não havia sido liberado.
O anúncio dos EUA veio no momento em que autoridades norte-americanas visitaram as duas Coréias. "Acho que chegamos a um dia muito importante hoje, com a liberação iminente desses fundos", disse o negociador nuclear dos EUA, Chris Hill, em Seul.
"Agora precisamos superar essa questão bancária e passar para o objetivo real do acordo de fevereiro, que é obter a desnuclearização."
Questionado se achava que o prazo de sábado para a Coréia do Norte fechar Yongbyon não será cumprido, o enviado chinês Wu Dawei, falando após se encontrar com Hill em Seul, afirmou a repórteres: "Existe essa preocupação".
A TV NBC disse que autoridades norte-coreanas disseram ao governador do Novo México, Bill Richardson, que está na Coréia do Norte, que assim que o dinheiro fosse liberado os inspetores nucleares da ONU, expulsos em 2002, poderiam voltar ao país.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião