O presidente da França, Emmanuel Macron, criticou a favorita na disputa para próximo primeiro-ministro do Reino Unido, Liz Truss, por ela ter dito num evento do Partido Conservador que ainda não havia decidido se o mandatário francês é “amigo ou inimigo” dos britânicos.
Na quinta-feira (25), Truss foi perguntada pelo apresentador do evento em Norwich: “Presidente Macron, amigo ou inimigo?”. A candidata, atualmente ministra das Relações Exteriores no governo de Boris Johnson, respondeu “the jury’s still out” (“o júri ainda está fora”), expressão em inglês que significa que ainda não foi tomada uma posição sobre um assunto. Ela também disse que julgaria Macron por “ações, não palavras”.
Em visita oficial à Argélia, Macron disse que se lhe fizessem a mesma pergunta sobre Truss, “não hesitaria por um segundo”. “A França é amiga do povo britânico”, afirmou.
Ele disse que se a França e o Reino Unido “não conseguem dizer se são amigos ou inimigos – e esse não é um termo neutro –, então estamos prestes a enfrentar problemas sérios”.
Macron afirmou ainda que os britânicos continuam sendo “uma nação amiga” e um forte aliado da França “independentemente de seus líderes, e às vezes apesar de seus líderes e de quaisquer pequenos erros que possam cometer em um discurso em um palanque”.
Filiados ao Partido Conservador estão votando este mês para escolher entre o ex-ministro da Economia Rishi Sunak e Liz Truss para substituir Boris Johnson na liderança da legenda e, consequentemente, no cargo de premiê britânico. A ministra das Relações Exteriores tem liderado as pesquisas. O resultado será divulgado em 5 de setembro.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares