Milei, que tomará posse como presidente da Argentina neste domingo (10), publicou foto de Macron com uma camisa do Boca Junior assinada por ele| Foto: Reprodução/X/Javier Milei
Ouça este conteúdo

A esquerda da França criticou duramente o presidente Emmanuel Macron por ter posado com uma camisa do Boca Juniors com o slogan de campanha e a assinatura de Javier Milei, que tomará posse neste domingo (10) como presidente da Argentina.

CARREGANDO :)

“Emmanuel Macron, publicitário do populista libertário Javier Milei…”, afirmou Olivier Faure, primeiro secretário do Partido Socialista francês, na rede social X (antigo Twitter).

Mais direto foi o líder dos esquerdistas da França Insubmissa (LFI), Jean-Luc Mélenchon, que destacou neste sábado (9) que Macron posou com o slogan de campanha de um “cara que ouve vozes” e que “quer destruir todos os serviços públicos”. “Mais um bom colega para França, caramba!”, ironizou Mélenchon na mesma rede social.

Publicidade

Ambos se referiam à mensagem que o próprio Milei publicou em seu perfil na última sexta-feira (8), agradecendo a Macron por ter tirado uma foto segurando uma camisa do Boca Juniors autografada por ele e com a frase que popularizou durante sua campanha escrita à mão no tecido. “Presidente Emmanuel Macron, muito obrigado por sua foto com a camisa do Boca Juniors com minha frase Viva a Liberdade”, escreveu o libertário argentino. O presidente francês não repercutiu nem respondeu publicamente à mensagem.

A divulgação da foto surpreendeu a opinião pública francesa por conta das posições de Milei e por sua opinião divergente sobre questões prioritárias para o Executivo de Macron como a mudança climática.

Para a posse que acontecerá neste domingo (10), em Buenos Aires, o presidente francês enviou Stanislas Guerini, ministro da Transformação e Função Pública, para representar a França. (Com Agência EFE)

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]