O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump e o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky foram recebidos no Palácio do Eliseu, residência oficial do governo da França, para uma reunião com Emmanuel Macron, neste sábado (8).
Zelensky e Trump viajaram a Paris para participar da cerimônia de reabertura da Catedral de Notre-Dame e na oportunidade conversaram com o presidente francês, antes do horário da cerimônia.
De acordo com a agência de notícias EFE os assuntos abordados foram as tarifas que Trump ameaçou impor aos produtos da União Europeia, a guerra no Oriente Médio e, sobretudo, a invasão russa da Ucrânia.
Durante recepção feita na entrada do Palácio, Macron afirmou a Donald Trump que era “uma honra para os franceses” recebê-lo. Na oportunidade, recordou a consideração que o futuro presidente dos Estados Unidos teve quando a catedral pegou fogo, em abril de 2019.
Trump, por sua vez, destacou que tem “uma excelente relação” com Macron, que “o povo francês é formidável” e que “é uma honra estar aqui [na França]”.
A presença de Zelensky também foi uma oportunidade para dialogar sobre os planos de Donald Trump para a solução do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Após o encontro, o presidente da Ucrânia ressaltou que "todos queremos que essa guerra acabe o mais rápido possível e de uma forma justa. Nós falamos sobre nosso povo, a situação na terra e uma paz justa".