O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump e o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky foram recebidos no Palácio do Eliseu, residência oficial do governo da França, para uma reunião com Emmanuel Macron, neste sábado (8).
Zelensky e Trump viajaram a Paris para participar da cerimônia de reabertura da Catedral de Notre-Dame e na oportunidade conversaram com o presidente francês, antes do horário da cerimônia.
De acordo com a agência de notícias EFE os assuntos abordados foram as tarifas que Trump ameaçou impor aos produtos da União Europeia, a guerra no Oriente Médio e, sobretudo, a invasão russa da Ucrânia.
Durante recepção feita na entrada do Palácio, Macron afirmou a Donald Trump que era “uma honra para os franceses” recebê-lo. Na oportunidade, recordou a consideração que o futuro presidente dos Estados Unidos teve quando a catedral pegou fogo, em abril de 2019.
Trump, por sua vez, destacou que tem “uma excelente relação” com Macron, que “o povo francês é formidável” e que “é uma honra estar aqui [na França]”.
A presença de Zelensky também foi uma oportunidade para dialogar sobre os planos de Donald Trump para a solução do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Após o encontro, o presidente da Ucrânia ressaltou que "todos queremos que essa guerra acabe o mais rápido possível e de uma forma justa. Nós falamos sobre nosso povo, a situação na terra e uma paz justa".
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora