O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira (21) que o mandatário da Argentina, Javier Milei, está "destruindo" a economia e o Estado de seu país com um "paradigma neoliberal fracassado".
"Milei na Argentina, o que ele está fazendo? Destruindo a economia, destruindo os direitos sociais, destruindo o Estado, entregando a riqueza do lítio aos bilionários americanos, destruindo a Argentina com um paradigma neoliberal fracassado, mil vezes fracassado", declarou Maduro em um evento político no estado insular de Nueva Esparta.
Em contraste, Maduro disse que a Venezuela "está quebrando os paradigmas neoliberais", pois está "crescendo, derrotando a inflação e, além disso, distribuindo riqueza".
Em maio, o ditador venezuelano afirmou que Milei está fazendo o "trabalho sujo" para transformar a Argentina em uma colônia dos Estados Unidos.
Por sua vez, o presidente argentino disse no mês passado que não tem nada para conversar com Maduro porque o considera um "ditador que está tentando fazer com que seja sua a eleição presidencial de 28 de julho", na qual o chefe de Estado venezuelano buscará a reeleição.
As relações entre Argentina e Venezuela - que foram estreitas durante os mandatos dos peronistas Néstor Kirchner (2003-2007), Cristina Kirchner (2007-2015) e Alberto Fernández (2019-2023) - pioraram após a chegada do libertário Javier Milei à Casa Rosada, em 10 de dezembro. (Com Agência EFE)
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião