Durante os discursos de celebração por seu primeiro ano à frente da Presidência venezuelana, Nicolás Maduro apresentou, na última segunda-feira (14), um novo símbolo do bolivarianismo. O presidente exibiu um boné com um bigode falso que pode ser descolado e colocado em cima da boca, como fizeram muitos de seus apoiadores durante a cerimônia.
"Além de ser bom para jogar beisebol, esse boné também vem com um bigode", disse Maduro antes de descolar o adereço, aplicando-o sobre seu bigode, e conquistando aplausos dos presentes. "Essa é uma invenção de Darío Vivas [deputado do Partido Socialista Unido, partido do presidente] e Delcy [Rodríguez, ministra de Comunicação]. É o boné do bigode da revolução."
O evento, no Palácio de Miraflores comemorou o primeiro aniversário da vitória eleitoral de Maduro, em abril de 2013, bastante contestada pela oposição. Na ocasião, o presidente venceu as eleições por uma vantagem inferior a dois pontos percentuais, o que motivou opositores a exigirem uma recontagem.
Atualmente, governo e oposição dialogam para conter as tensões que tomaram conta do país a partir dos protestos de fevereiro. Os recentes conflitos na Venezuela deixaram 41 mortos e centenas de feridos no país
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura