O presidente Nicolás Maduro exibiu imagem em que, segundo ele, aparece o rosto do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, morto em março deste ano| Foto: REUTERS/Miraflores Palace/ Divulgação
CARREGANDO :)

É um pássaro? É uma montanha? É uma obra no metrô? Para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, todas as respostas levam a seu antecessor e supermentor político: Hugo Chávez.

Após dizer que Chávez, morto em março, apareceu para ele em forma de passarinho e depois acrescentar que o vê em montanhas, Maduro decidiu exibir na TV uma suposta imagem do rosto do esquerdista, que teria aparecido nas obras de um túnel do metrô de Caracas.

Publicidade

"Quem está neste rosto? Um olhar [...] É o olhar da pátria que está em todos os lados, inclusive em fenômenos que não têm explicação", disse o presidente ontem."Estão os operários trabalhando às 2h da manhã e lhes aparece uma imagem na parede.

Tiraram uma foto para ficar o registro. E hoje já não está mais no lugar. Para que vocês vejam o que vocês dizem é verdade: Chávez está em todos os lugares. Chávez somos todos", seguiu.

A plateia do ato aplaudiu, inclusive alguns deputados chavistas na primeira fila.

O governo e Maduro têm usado abertamente a estratégia de sacralizar a imagem de Chávez como apelo político-eleitoral, mas os arroubos místicos de Maduro não escapam de críticas veladas nem de aliados no governo.

O site humorístico venezuelano El Chiguire Bipolar não perdoou: publicou hoje "notícia" de que o rosto de Chávez apareceu em imagem formada por centenas de pessoas que faziam fila para comprar leite num supermercado estatal, uma ácida referência à crise de abastecimento de produtos básicos.

Publicidade

Maduro enfrenta no cargo seu primeiro desafio nas urnas em pouco mais de um mês, as eleições municipais de 8 de dezembro, consideradas termômetro de seu governo oito meses depois de sua magra vitória eleitoral contra o opositor Henrique Capriles.