O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que recebeu uma "ligação direta" de 20 minutos do líder do país, Hugo Chávez, que já está caminhando, fazendo exercícios e lhe passou "um conjunto de ordens de trabalho".
Em um contato telefônico com o canal estatal "VTV" pouco antes da meia-noite de ontem e divulgado agora pouco pelo site da emissora, Maduro indicou que o governante lhe pediu para "saudar a todo o povo da Venezuela, especialmente às crianças" no dia do nascimento de Jesus.
"De acordo com o que me contou em uma conversa de 20 minutos, estava caminhando e praticando exercícios que fazem parte de seu tratamento diário", acrescentou o também chanceler, que assegurou que Chávez lhe comentou em várias oportunidades que "estava fazendo bastante frio em Havana".
Esta é a primeira oportunidade na qual Maduro afirma ter falado diretamente com o presidente, de 58 anos, que no último dia dezembro se submeteu à quarta intervenção cirúrgica nos últimos 18 meses por causa da reaparição do câncer diagnosticado em meados de 2011.
Assinalou que Chávez "está atento a vários assuntos" e que lhe deu "um conjunto de ordens de trabalho", que começaram a "aplicar", e confirmou que a partir de hoje terá "um conjunto de reuniões" para analisar temas como a economia, o orçamento do próximo ano e o plano de Governo para o período 2013-2019.
Horas antes, o ministro de Comunicação, Ernesto Villegas, havia informado em mensagem ao país que o presidente experimentava uma "ligeira melhoria de sua condição", e que tinha enviado saudações de Natal aos venezuelanos.