O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva, que no domingo (1) iniciou seu terceiro mandato como presidente do Brasil, e ressaltou que o caminho está aberto para uma união dos países da América do Sul.
"Felicito com alegria a posse do nosso camarada Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil. Uma nova onda libertadora percorre a pátria grande, abrindo caminhos de progresso geopolítico para os projetos da união sul-americana", disse Maduro no Twitter.
O presidente do Parlamento venezuelano, Jorge Rodríguez, assistiu à posse de Lula em nome do governo Maduro, depois de o novo presidente brasileiro ter anunciado que iria restabelecer as relações diplomáticas com a Venezuela, rompidas há quatro anos.
Como parte desse anúncio, na última sexta-feira o governo brasileiro anulou um decreto que impedia Maduro e outros funcionários venezuelanos de entrar no país.
A proibição de Maduro e de uma centena de funcionários do seu governo entrarem no país tinha sido decretada pelo agora ex-presidente Jair Bolsonaro, que desde 2019 reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como o "presidente legítimo" da Venezuela.
Lula, que tinha uma grande amizade com o falecido dtador Hugo Chávez e tem laços semelhantes com Maduro, já tinha anunciado que, após ser empossado, restabeleceria relações com a Venezuela em todos os níveis.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Deixe sua opinião