O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta segunda-feira (18) que pediu apoio ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, durante uma reunião em Cuba, para "exigir" que o governo dos Estados Unidos ponha fim a todas as sanções impostas ao país sul-americano.
"Pedi apoio a António Guterres, secretário-geral da ONU, para exigir que o governo dos Estados Unidos revogue todas as sanções contra a Venezuela, pedi seu apoio expresso", disse Maduro durante seu programa semanal transmitido pela emissora estatal VTV.
Durante a reunião, realizada no âmbito da cúpula do Grupo dos 77 e China (G77+China), Maduro agradeceu a Guterres por "sua participação no encontro histórico" em Havana, onde - conforme disse na rede social X (ex-Twitter) - foi expressado o "compromisso com o multilateralismo e o respeito ao direito internacional".
Em seu discurso no primeiro dia da cúpula, que terminou no sábado (16), Maduro pediu uma "iniciativa global dentro das Nações Unidas para pôr fim às medidas coercitivas unilaterais contra todos os países do mundo", em referência àquelas sofridas por seu país e também pelo anfitrião da cúpula, Cuba, por parte dos EUA.