Após quase três semanas de refúgio na embaixada do Brasil na Noruega, uma brasileira e sua filha conseguiram autorização para voltar ao país. De acordo com o Itamaraty, Vitória Jesumary, 37, e sua filha embarcaram em Oslo às 18h (horário local) de hoje.
O impasse com o governo norueguês começou no final de novembro. Em meio a um processo de separação tumultuado do casal, o conselho tutelar daquele país decidiu assumir a guarda da criança, sob alegação de que nenhum dos pais teria condições de cuidar da menina. O ex-marido da brasileira tem nacionalidade chilena e norueguesa.
Os pais decidiram então buscar ajuda da representação brasileira em Oslo e, desde então, mãe e filha ocuparam um cômodo do edifício.
Por meio de nota, o Itamaraty afirmou que recebeu "com satisfação o desfecho favorável do caso".
"No Brasil, o Itamaraty manteve contato com a família da brasileira e acionou o Centro de Referência de Assistência Social de Varadouro (Olinda/PE) para a emissão dos documentos solicitados pelas autoridades norueguesas, que possibilitaram a reversão da decisão do conselho tutelar e a autorização de retorno ao Brasil", diz trecho da nota.