Uma mulher de 26 anos foi presa na cidade de Alicante, na Espanha, sob a acusação de tentar matar o próprio filho, recém-nascido, jogando-o no esgoto. O menino foi resgatado hoje com dois dias de vida.
A polícia local informou como o bebê, que ainda tinha o cordão umbilical e estava envolvido em sacos plásticos, pode ter ficado 40 horas num ponto em que o encanamento convergia para um bueiro de 1 metro no pátio de um prédio.
Ele foi encontrado depois que, na madrugada de hoje, um vizinho disse aos bombeiros ter ouvido algo que pareciam miados de um gato no encanamento.
Pesando 2,1 kg, a criança foi levada ao hospital de Alicante em estado grave, com um braço quebrado e outros ferimentos, mas, segundo as autoridades, não corre risco de morte.
As investigações policiais levaram à mãe da criança, que vivia no prédio onde o bebê foi encontrado. Ela deu entrada no hospital geral de Alicante no último dia 21, onde disse aos médicos que tinha sofrido um aborto. À polícia ela admitiu ter tentado se livrar da criança, após ter sido incapaz de juntar dinheiro para pagar um aborto.
Os investigadores agora tentam descobrir se ela agiu sozinha ou se teve ajuda para jogar a criança no esgoto.