Depois da suspensão do governo de duas das quatro linhas que prestavam o serviço de transporte para os alunos do colégio público Evaristo Calatayud de Montserrat, em Valência, na Espanha, as mães resolveram tomar uma atitude. Assim como no filme Garotas do calendário (2002), as mulheres resolveram tirar fotos sensuais para arrecadar fundos.
Será necessário vender cerca de 4.000 exemplares, a um custo unitário de R$ 13, para cobrir os custos. Um time local disponibilizou os autógrafos de seus jogadores para ajudar nas vendas.
Com o corte dos ônibus, 83 alunos de três a dez anos ficaram sem transporte para a escola. A mudança se deve a novas diretrizes da autoridade educacional regional, que passou a restringir transporte gratuito a alunos que morem a uma distância superior a três quilômetros em linha reta em relação ao colégio.
Apesar de morar a distâncias menores do que três quilômetros, os estudantes agora sem ônibus têm de se deslocar por cerca de seis quilômetros por caminhos tortuosos e sem asfalto para chegar até a escola --a única da região. Por isso a referência à "linha reta" na foto angelical.
O custo mensal é de cerca de R$ 220 por aluno, inviável para a associação de pais.