A maior aeronave do mundo, o Airlander 10, fez uma aterrissagem violenta após segundo voo teste nesta quarta-feira (24), na Inglaterra. A colisão atingiu a cabine de comando do Airlander 10, que é uma mistura entre um avião e um dirigível. O acidente ocorreu durante a aterrissagem, em Cardington Airfield, em Bedfordshire. Algumas informações apontam que a aeronave teria batido contra um poste, o que não foi confirmado pela empresa desenvolvedora.
O primeiro voo do Airlander 10 ocorreu no dia 17 de agosto. A aeronave foi inicialmente desenvolvida para os militares norte-americanos utilizarem como forma de vigilância no Afeganistão. De acordo com a empresa que desenvolveu o Airlander 10, a aeronave pode ser usada para diversas funções, como vigilância, comunicação e, inclusive, transporte de passageiros.
Em nota, o desenvolvedor da aeronave, a HAV, disse que a Airlander 10 empreendeu um segundo voo de teste nesta quarta. O voo durou 100 minutos, tempo em qual foi possível completar todas as tarefas planejadas antes de voltar para Cardington para pousar . No entanto, ao pousar, a a Airlander 10 “sofreu uma aterrissagem violenta e a frente da cabine de pilotagem sofreu danos, que já estão sendo avaliados”, trouxe a nota. A empresa informou ainda que “a tripulação está bem e que não houve feridos”.
Segundo a HAV, a aeronave foi projetada para usar menos combustível do que um avião comum e é capaz de permanecer no ar por cerca de cinco dias durante os voos tripulados.