Quando se trata de fazer obras grandiosas, os árabes não poupam esforços. Na última semana, a Arábia Saudita anunciou um acordo financeiro que possibilitará a conclusão daquele que será o prédio mais alto do mundo: o Jeddah Tower.
O edifício terá 3.280 pés, o equivalente a um 1 quilômetro de altura -- ultrapassando com alguma folga o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes, que atualmente é o maior prédio do planeta com seus 827 metros.
Dos 200 andares planejados, o governo diz que já foram construídos 26. A obra deverá ser entregue somente em 2018 e terá custo toral de US$ 2,2 bilhões(cerca de R$ 8,4 bilhões). Embora tenha sido lançado em 2011, somente agora a conclusão está certa, graças ao acordo entre a Jeddah Economic Company e a Alinma Investment.
De acordo com as informações sauditas, o prédio terá um mix de apartamentos residenciais, salas comerciais e um hotel com 200 quartos em seu interior.
O fascínio dos árabes com estruturas megalomaníacas tem uma explicação: os países se preparam para atrair novos negócios e se fortalecer como destino turístico quando o petróleo, base de suas economias, acabar.
Veja o vídeo produzido na época de seu lançamento: