Pela primeira vez, a maioria dos americanos está a favor da legalização da maconha, segundo a empresa de pesquisa Gallup. Quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez em 1969, 12% apoiavam a legalização. Hoje são 58%.
Nos anos 70, a porcentagem cresceu para 28%, mas voltou a cair nos anos 80 e 90 até atingir os 50% em 2011.
Este ano, 38% dos americanos admitiram ter utilizado a droga, o que pode ser um fator contribuinte para a aceitação da legalização.
Outro fator seria o fato de Washington e Colorado terem aprovado a legalização do uso recreativo da droga no ano passado. A Califórnia deve realizar referendo em 2014 sobre o assunto.
Embora o governo Obama mantenha a posição de que a legalização deveria ser feita sob lei federal, o procurador-geral adjunto, James Cole, anunciou que o Departamento de Justiça não irá contestar a legalidade dos referendos bem sucedidos em Washington e no Colorado, desde que os estados mantenham regras rigorosas sobre venda e distribuição da droga.
Entre os republicanos, 35% são a favor da legalização. O índice sobe para 62% entre independentes e 65% entre democratas.
Entre os americanos de 18 até 29 anos, 67% concorda com a legalização. Para os americanos com mais de 65 anos, a porcentagem é de 45%.
Os resultados são baseados em entrevistas telefônicas realizadas de 3 a 6 de outubro de 2013, com uma amostra aleatória de 1.028 adultos, residentes nos 50 estados dos EUA e no Distrito de Columbia.