Washington A maioria dos americanos apóia o projeto de lei sobre imigração que está em debate pelo Senado dos Estados Unidos, revela uma pesquisa do New York Times. A enquete mostra que 67% dos americanos são a favor de legalizar os 12 milhões de imigrantes ilegais que moram nos EUA se eles pagarem multa e não tiverem antecedentes penais.
Entre as condições à legalização, 51% dos entrevistados apontam a educação, a qualificação e a experiência profissionais. A pesquisa, realizada em parceria com a rede de televisão CBS, revela também que 66% são a favor de um programa de trabalho temporário.
O plano de legalização para os imigrantes ilegais exige que eles "reconheçam que violaram a lei, paguem uma multa, se submetam a uma revisão de antecedentes e tenham trabalho fixo". Mas senadores conservadores alegam que o projeto é uma anistia desmerecida e não conterá a imigração ilegal.
O governo Bush está em campanha para manter o plano intacto. Entre os ajustes aprovados desde o início do debate, na terça-feira, está uma emenda que determina que os reincidentes no cruzamento ilegal da fronteira sejam presos e o número de agentes da Patrulha de Fronteira aumente de 18 mil para 20 mil. A emenda também autoriza a construção de barreiras ao longo da fronteira com o México.