
Ouça este conteúdo
Mais de 60 mil pessoas já passaram pelo caixão do papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, até a manhã desta quinta-feira (24), o segundo dos três dias de cerimônia antes de seu funeral no próximo sábado (26).
Um total de 61 mil pessoas se despediu do pontífice, que morreu na segunda-feira aos 88 anos, e passou pela capela desde sua abertura às 11h de quarta-feira (horário local, 6h de Brasília) até às 13h desta quinta-feira (8h), segundo a imprensa do Vaticano.
Dado o grande fluxo de pessoas, a Santa Sé decidiu estender a abertura do velório ao público. A Basílica de São Pedro ficou aberta até 5h30 desta quinta-feira (horário local, 0h30 de Brasília), fechando apenas para permitir a reorganização e limpeza, e reabriu às 7h (2h).
Embora o horário de fechamento previsto fosse meia-noite, decidiu-se deixar a Basílica do Vaticano aberta para permitir a entrada da fé que esperaram na fila por até três horas para se despedir do pontífice argentino.
O fluxo de pessoas passando pelo caixão de Francisco é constante e, no início da manhã, havia milhares de pessoas esperando em várias filas que se estendiam por áreas ao redor do Vaticano, em meio a rígidos controles policiais e de proteção civil.
Nesta sexta-feira (25), a basílica fechará para os fiéis às 19h (14h de Brasília) para a cerimônia de fechamento do caixão antes do funeral de sábado.
Como o próprio Francisco solicitou em vida, seu corpo foi colocado em um caixão de madeira - sem o tradicional catafalco, mas sobre uma plataforma quase ao nível do chão - colocado no Altar da Confissão em frente ao túmulo de São Pedro.
No sábado (26), após o funeral, seu corpo será levado para a basílica romana de Santa Maria Maior, onde será sepultado.
Conteúdo editado por: Isabella de Paula



