Mais cinco presos políticos libertados pelo regime de Raúl Castro chegaram a Madri nesta sexta-feira, unindo-se aos 15 dissidentes já soltos por Cuba nas duas últimas semanas.

CARREGANDO :)

Blas Giraldo Reyes Rodríguez, Jorge Luis González Tanquero, José Ubaldo Izquierdo Hernández, Antonio Ramón Díaz Sánchez e Jesús Mustafa são parte do grupo de 52 presos que o governo de Havana se comprometeu a libertar em virtude de um acordo com a Igreja Católica de Cuba e com o governo da Espanha.

Os 20 dissidentes já enviados à Espanha são os que inicialmente aceitaram deixar Cuba. Mas o governo espanhol não descartou a possibilidade de receber mais ex-prisioneiros nos próximos dias

Publicidade

Os cubanos, acompanhados por cerca de cem parentes, estão distribuídos em pontos diferentes da Espanha. Várias organizações sociais encarregam-se de providenciar alojamento e alimentação enquanto tramita a emissão de suas permissões de residência e trabalho.

Os cubanos libertados fazem parte do chamado "grupo dos 75", detidos e condenados em 2003 sob a acusação de receber dinheiro e orientação do governo dos Estados Unidos e seus aliados para destruir a revolução cubana.