Ouça este conteúdo
A polícia italiana prendeu nesta terça-feira (14) mais de 100 indivíduos acusados de pertencerem à 'Ndrangheta, uma temida máfia que atua na região da Calábria, no sul do país.
A operação realizada nesta terça que culminou nas prisões teve como alvo os grupos que atuam especificamente a partir da comuna de Cosença. Estes grupos são conhecidos por suas atividades ilícitas, que envolvem o tráfico de drogas.
Ao todo, 142 pessoas foram alvos da operação. Os indivíduos presos, que foram apenas 129 - 109 levados a um presídio e 20 em prisão domiciliar - enfrentam acusações que incluem a associação mafiosa e tráfico de drogas sintéticas.
Entre os detidos também está um funcionário da Guarda de Finanças da Calábria.
Vincenzo Capomolla, procurador da província de Catanzaro, localizada na Calábria, destacou a gravidade e o poder dos grupos mafiosos, afirmando que os mesmos estavam extorquindo comerciantes e empresários locais. Segundo Capomolla, eles também estavam começando a recrutar menores para atuar em suas operações do tráfico de drogas.
A operação que atingiu os grupos da 'Ndrangheta que atuam em Cosença contou com a participação de policiais e agentes especializados em crimes econômicos. Ela foi coordenada pelo Ministério Público Nacional Antimáfia.
As autoridades estimam que a 'Ndrangheta seja atualmente a máfia mais poderosa da Itália e que ela pode estar controlando neste momento cerca de 80% do mercado da cocaína traficada pelo continente europeu.