Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
'Ndrangheta

Mais de 100 membros de poderosa máfia da Calábria são presos durante operação policial na Itália

Entre os detidos também está um funcionário da Guarda de Finanças da Calábria. (Foto: EPA/ELISABETTA BARACCHI)

Ouça este conteúdo

A polícia italiana prendeu nesta terça-feira (14) mais de 100 indivíduos acusados de pertencerem à 'Ndrangheta, uma temida máfia que atua na região da Calábria, no sul do país.

A operação realizada nesta terça que culminou nas prisões teve como alvo os grupos que atuam especificamente a partir da comuna de Cosença. Estes grupos são conhecidos por suas atividades ilícitas, que envolvem o tráfico de drogas.

Ao todo, 142 pessoas foram alvos da operação. Os indivíduos presos, que foram apenas 129 - 109 levados a um presídio e 20 em prisão domiciliar - enfrentam acusações que incluem a associação mafiosa e tráfico de drogas sintéticas.

Entre os detidos também está um funcionário da Guarda de Finanças da Calábria.

Vincenzo Capomolla, procurador da província de Catanzaro, localizada na Calábria, destacou a gravidade e o poder dos grupos mafiosos, afirmando que os mesmos estavam extorquindo comerciantes e empresários locais. Segundo Capomolla, eles também estavam começando a recrutar menores para atuar em suas operações do tráfico de drogas.

A operação que atingiu os grupos da 'Ndrangheta que atuam em Cosença contou com a participação de policiais e agentes especializados em crimes econômicos. Ela foi coordenada pelo Ministério Público Nacional Antimáfia.

As autoridades estimam que a 'Ndrangheta seja atualmente a máfia mais poderosa da Itália e que ela pode estar controlando neste momento cerca de 80% do mercado da cocaína traficada pelo continente europeu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.