Dezenas de milhares de pessoas passarão o Natal sem eletricidade em temperaturas abaixo de 0 grau centígrado em Toronto após a tempestade de neve que destruiu ontem linhas de alta tensão na maior cidade do Canadá.
A companhia elétrica Toronto Hydro advertiu que ao redor de 215 mil pessoas continuam nesta segunda-feira sem eletricidade na cidade e que muitas delas continuarão assim até o fim de semana.
"Dada a gravidade do prejuízo causado pela queda dos galhos de árvores, a reinstalação (da eletricidade) seguirá até o fim de semana", informou a Toronto Hydro.
Segundo o Serviço Meteorológico do Canadá, a tempestade de gelo do domingo acumulou entre 10 e 30 milímetros de gelo na área metropolitana de Toronto.
As autoridades municipais habilitaram cerca de 10 centros de emergência para aquelas pessoas que seguem sem eletricidade em suas casas.
Mas o medo dos que enfrentam vários dias sem calefação em suas casas é que as baixas temperaturas congelem os encanamentos dos edifícios, provocando graves danos.
Outras 120 mil pessoas continuam sem eletricidade em outras cidades do sul da província de Ontário.
Enquanto isso, a frente que provocou a tempestade de gelo em Ontário se deslocou hoje para a costa do Atlântico deixando um rastro de comunidades sem eletricidade embora a situação não tenha sido tão grave como em Toronto.
Cerca de 60 mil pessoas tiveram que passar a noite de domingo sem eletricidade nas províncias de Québec, Nova Brunswick, Nova Escócia, Ilha do Príncipe Eduardo e Terranova.
O medo agora é o vento, que nos próximos dias pode provocar a queda de galhos quebrados pela tempestade de gelo e causar ainda mais problemas às linhas elétricas. EFE